“Torna te quem tu és!”: Um celular?

 

Quando Luli Radfaher falou sobre o Arduino, muito da gauchada presente no ultimo F5[1]deve ter ficado meio teatina querendo saber de onde esse vivente foi catar essas coisas.  

 

 

O fato é que, embora, Luli seja na realidade um holograma projetado aos dias atuais de seu R2d2 do ano de 2050,  não estava querendo impressionar fazendo pura futurologia.

 

Falava sobre customização molecular. Não queremos ter um smartphone. Queremos o nosso smartphone.

 

Projetos como o Arduino ou o a idéia dos spimes, que Bruce Sterling imagina no livro Shaping Things, falam de tecnologias que migram para o hardware o que os softwares já vêm fazendo há muito tempo.

Dizemos ter um Facebook, enquanto que, na real, temos um perfil lá. Dizemos: Me cola aí teu Orkut. E recebemos uma imagem do ego do sujeito.

Produtos ditos “conscientes” são revolucionários quanto ao impacto que causaram nos processo de produção praticados hoje.

Mas tenho a impressão que não entregam maior sensação de pertencimento á rede social que um set no Igoogle, uma rádio no Last, meu Myspace ou mesmo meu AllStar com a imagem de Nossa Senhora das Graças pintada a mão.

[1] Que foi promovido pela Agadi em fevereiro.

Advertisements

3 Responses to “Torna te quem tu és!”: Um celular?

  1. Caio says:

    Justamente pq a tecnologia é sempre artificial, e não há como existir uma correspondência entre sujeito/ indivíduo e suas construções que não seja fake. Deve existir aí um link entre a história do Frankstein, sem forçar muito a barra.

  2. luli says:

    Concordo 100% com o autor do post, foi exatamente essa a minha intenção. Já não concordo com o Caio porque acredito que não haja nada mais natural ou humano que a tecnologia. Desde o Homo Habilis nós somos uns primatas insatisfeitos que adoram usar ferramentas. Construir as nossas próprias, então, mais ainda.

    Muito obrigado pela citação.

    L.

  3. jrbenk says:

    O autor do post “Júnior” concorda como autor do comentário, Luli.
    Abraço!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: